Volta Redonda terá Dia Livre de Impostos nessa quinta-feira, 06/06

05/06/2024

Em protesto contra alta carga tributária, lojistas vão comercializar produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Preços podem ser 70% menores

Amanhã, 06/06, quinta-feira, acontece o Dia Livre de Impostos, o DLI, em todo o país, e, em Volta Redonda, a ação está sendo coordenada pela CDL Jovem, com apoio da Diretoria Executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda. Neste ano, o DLI vai ser realizado no Sider Shopping. Os consumidores vão poder comprar produtos sem pagar os impostos referentes a cada item, que serão retirados pelos comerciantes que aderirem à campanha, em protesto à alta carga tributária vigente no país, que impacta em sua rotina diária e no seu poder de compra. A etiqueta nos produtos vai mostrar quanto custa com os impostos e o valor sem.

“Temos aderido à campanha, porque a revisão da carga tributária no país é urgente, visto que somos uma das populações que mais pagam impostos no mundo. Todo ano, a data do DLI cai em dias diferentes, porque representa o número de dias que trabalhamos no ano só para pagar impostos, ou seja, quase seis meses do nosso dinheiro praticamente foi destinado a tributos. Lembrando que o comerciante vai pagar o imposto, menos o consumidor, porque é uma forma de tenta conscientizar a todos sobre a carga tributária”, afirmou o vice-presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Robert Wagner Souza, que está coordenando a ação na cidade.

“A participação do Sider Shopping no Dia Livre de Imposto é uma demonstração do nosso compromisso em apoiar ações que promovam a conscientização sobre a carga tributária e incentivem o consumo consciente,” afirmou Patrícia Macedo, coordenadora de marketing do Sider Shopping.

SOBRE O DLI
Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil. Este ano, a ação será realizada no dia 06 de junho, quando lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os valores podem chegar a 70% a menos do valor final do produto.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). “O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. A ação ganha ainda mais força diante do avançar das discussões no Congresso Nacional a respeito da Reforma Tributária. O país necessita de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Nossa intenção é mostrar para a população como as taxas são abusivas. O Dia Livre de Impostos é antes de tudo uma ação nacional didática de cidadania. É um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Queremos chamar atenção dos nossos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento de nossas empresas”, afirma Paganini.

Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades. A expectativa é de que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.