O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Giovane Freitas Ferreira, acompanhado do vice-presidente, José Luiz Vidigal Fagundes Costa; e do diretor-jurídico, Yhel Esteves, teve duas reuniões no dia 17/03, na parte da tarde, sobre a Segurança Pública no município, com o objetivo de reforçar a importância das parcerias com essas instituições e também futuras ações em conjunto.
A primeira delas foi com o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, Moisés Pinheiro Sandemberg. No caso da PM, a CDL Volta Redonda tem ajudado na manutenção dos veículos utilizados no monitoramento motorizado, principalmente, nas áreas comerciais. Segundo o comandante, essa parceria viabilizou o conserto de dez viaturas em apenas dez meses.
Sandemberg também adiantou que deve ser criado em breve um novo projeto, que vai chamar “Bairro Presente”, inicialmente para atender à região da São João, São Geraldo, Monte Castelo e Colina, visando oferecer mais segurança nesse complexo, onde há um fluxo maior de pessoas devido à concentração de bares e restaurantes e também por ligarem a outros bairros ou à entrada e saída da cidade, como no caso da São Geraldo, que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra.
“Essa parceria tem sido fundamental para que possamos reforçar o patrulhamento, coibir roubos a estabelecimentos comerciais. Na série histórica, a média mensal em 2024 foi de um roubo. Se comparada aos últimos 20 anos, foi uma redução significativa, porque a média era de 11 por mês. A manutenção dos veículos nos possibilita ter mais viaturas rodando nas ruas e nos dá mais sensação de segurança, inibindo as ações de criminosos”, acrescentou o comandante.
O segundo encontro sobre Segurança Pública foi com o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que estava acompanhado do subsecretário, Amauri Pego. Luiz Henrique também elogiou a preocupação e o trabalho da CDL, com a parceria, por exemplo de incentivo às empresas a darem acesso em tempo real das imagens das câmeras de monitoramento externas dos estabelecimentos ao Ciosp – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública.
“Hoje, já temos cerca de 200 câmeras particulares integradas ao nosso sistema, que chega a 2 mil no total, algumas com leitura facial e de placa, permitindo a identificação de criminosos, veículos clonados, nesses casos, além de outras ajudarem no monitoramento do trânsito, de investigação de crimes, agilizando ainda o atendimento à população, em caso de acidentes, por exemplo. Também temos viaturas da Ordem Pública que fazem o monitoramento motorizado que ajuda também nesse combate à criminalidade num trabalho com a PM, aumentando o patrulhamento, intensificando as rondas, quando uma das forças de segurança não está, a outra pode cobrir a área”, explicou o coronel Luiz Henrique.
O presidente da CDL-VR agradeceu a visita ao comandante do 28º Batalhão e também ao secretário de Ordem Pública, colocando a entidade à disposição das duas instituições para futuras parcerias, além de garantir dar continuidade às ações que já vêm sendo realizadas com conjunto e que têm trazido resultado muito positivo.
“Já acompanho esse trabalho desde quando era diretor e, agora, mais de perto como presidente. Essas reuniões foram para ouvir um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo realizado tanto pela Polícia Militar quanto pela Guarda Municipal, visando garantir a segurança da nossa cidade, mas também reafirmar nosso compromisso de trabalhar em conjunto, de manter um diálogo focado nas demandas das empresas da nossa cidade. Ficamos muito felizes com o resultado dessas reuniões, porque tivemos um retorno muito positivo do quanto é importante mantermos essa parceria em prol da população, porque boa parte dela depende do comércio”, comentou Giovane.
Também estiveram nas reuniões, a gerente-executiva da CDL-VR, Lisandra Storck; e o chefe de Relações Públicas do 28º Batalhão, subtenente Giovane Amâncio.